domingo, 8 de dezembro de 2013

Material didático em EAD

O processo de planejamento estratégico de um curso de EAD pode ser caracterizado em três diferentes etapas ou níveis hierárquicos. Um primeiro nível que define a concepção e pressupostos fundamentais de estruturação logística e pedagógica do curso. Define-se neste nível os conteúdos, aspectos didáticos, assim como a sua plataforma metodológica. O segundo nível refere-se a abordagem pedagógica do material a ser utilizado pelos alunos. O terceiro nível refere-se a avaliação da aprendizagem do aluno, aspecto de suma importância nos processos de ensino-aprendizagem sejam na modalidade presencial ou a distância e especialmente tratado nos projetos de EAD.
Um dos aspectos fundamentais na construção do planejamento e logística de cursos EAD é, sem dúvida a validação do material didático a ser utilizado pelos alunos. Compondo, junto aos recursos tecnológicos de interação pedagógica, a interface entre os atores sociais envolvidos no processo - alunos, professores e tutores - assim como e entre estes e o conhecimento, o material didático assume um papel de suma importância em EAD. Essa importância atribuída ao material didático em EAD é enfatizada por diversos autores. Neder (2003), faz as seguintes considerações, a respeito:
A educação a distância é uma modalidade de ensino que, paradoxalmente, por prescindir da relação face-a-face, exige um processo de interlocução permanente e próprio. Na educação a distância, o aluno não vai estar fisicamente presente em todos os momentos da relação ideológica. Mas apesar da distância física, não pode deixar de existir o diálogo permanente. O material didático é o instrumento para esse diálogo. Ele deve ser pensado e concebido no interior de um projeto pedagógico e de uma proposta curricular definidas claramente. (NEDER, 2003)

Fonte:

retirado do artigo: “A construção do material didático em EAD: uma experiência de aprender fazendo, através da ação, do conhecimento e da afetividade”


Teresinha Zélia Queiroz Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário