Para que esta comunicação e diálogo aconteçam à
distância, é necessária a ocorrência de dois aspectos fundamentais em um
processo de EAD: a interação e a interatividade. Na bibliografia consultada
(Belloni, 1999; Primo, 2003; Santaella, 2004) identificamos que as discussões
em termos de interatividade, apresentam ao mesmo tempo definições diferentes,
semelhantes e híbridas, mas podemos afirmar que um processo de interatividade
tem em sua base a interação.
Para fazer essa afirmação nos apoiamos em Belloni
(1999), quando diz que interatividade e interação são termos sociológicos com
significados diferentes, mas que se complementam. Segundo a autora, a interação
é a ação recíproca entre sujeitos e pode ser mediatizada por diferentes meios.
E quanto ao conceito de interatividade, a autora pontua a existência de duas
formas de entendê-la, pois o conceito pode significar a potencialidade técnica
oferecida por algum meio tecnológico, tais como jogos, CDs, e AVA; e, por outro
lado, compreender a atividade humana de usar e agir sobre a máquina, e a
modificação que a máquina pode permitir ao usuário.
Fonte:
http://labspace.open.ac.uk/mod/resource/view.php?id=365576
Aline Santana Martins
Dulce Márcia Cruz
Retirado do artigo: Comunicação e interação em EAD
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